Analytics em Segurança Pública: a contribuição dos dados para uma gestão preventiva em segurança

Estudos na literatura apontam as cidades como o maior celeiro de inovação, pois é nas cidades que as interações entre as pessoas acontecem, o que fomenta a criatividade e a criação de novos produtos, serviços e empreendimentos. Por outro lado, as taxas de urbanização crescentes são acompanhadas de grandes desafios às cidades, seus gestores e seus cidadãos, por exemplo, o esgotamento de recursos naturais (água, energia) e urbanos, aumento do déficit habitacional, aumento da poluição sonora e do ar, aumento da violência, redução dos níveis de qualidade de vida entre outros.

As taxas de criminalidade no Brasil preocupam os gestores públicos, assim como a população em geral e os mais diversos setores da economia, pois a violência urbana tem implicações amplas. Neste sentido, uma ferramenta que faça uso de dados abertos para apoiar o diagnóstico antecipado de crimes e identificação de tendências de aumento de determinados delitos ajuda os gestores a realizarem alocação de recursos de forma mais eficiente e com foco em prevenção e não reação à criminalidade. Há ferramentas e algoritmos em desenvolvimento e aplicação em cidades de todo o mundo, compreendendo desde a instalação de câmeras de monitoramento até o desenvolvimento de algoritmos de processamento de imagens que permitem identificar, pelos padrões dos pixels das imagens a probabilidade de um comportamento filmado evoluir para um comportamento violento.

O uso de dados abertos relativos à segurança e áreas adjacentes ajudam a criar modelos que permitem diagnosticar riscos à segurança antes de haver de fato um ato criminal. O NECIS desenvolveu um projeto dentro do edital USP Municípios da Universidade de São Paulo com o objetivo de aplicar algoritmos de ciência de dados a dados abertos de segurança para prever tendências de crimes e com isso contribuir para as prefeituras em sua gestão da zeladoria urbana. Além disso, buscou desenvolver uma plataforma de inteligência de dados a ser usada pela gestão municipal para o planejamento da segurança pública, no que diz respeito à alocação de recursos e ações de prevenção primária à violência. O projeto compreendeu três etapas 1) coleta de dados, 2) estimação dos modelos de previsão, 3) desenvolvimento da plataforma web para uso das prefeituras do Estado de São Paulo.

A primeira etapa envolveu a extração de dados sobre a criminalidade nos municípios do Estado de São Paulo, por meio das bases abertas da Secretaria de Segurança do Estado. A segunda etapa consistiu na criação de modelos estatísticos para previsão de crimes, baseado em séries temporais, obtendo-se previsões de cada crime e, também, uma previsão geral de criminalidade para cada município em periodicidade mensal e horizonte de até três anos. A terceira etapa do projeto compreendeu o desenvolvimento de uma plataforma web para implantação pelas prefeituras, a fim de que pudessem fazer uso dos resultados das previsões em seu planejamento estratégico da segurança. A versão beta da plataforma pode ser consultada em https://www.neciscidades.com.br/. A plataforma compreende um dashboard que permite a visualização dos dados, gráficos e realização de previsões para delitos por município do estado de São Paulo. Para saber mais sobre o projeto acesse a monografia desenvolvida pelo pesquisador do NECIS e desenvolvedor da plataforma Lucas Tavares dos Santos (Inteligência em Segurança Pública Municipal: modelos para previsão de crimes e planejamento de zeladoria urbana, 2022).

14/04/2023 21:30 - Profa. Dra. Daielly Mantovani - Profa da FEA-USP e Líder do NECIS

@shane.aldendorff